Detectores de Temperatura

Os detectores de temperatura são concebidos para funcionar quando houver uma dada variação de temperatura ou quando um elemento de detecção atinge uma temperatura fixa predeterminada, tendo uma maior resistência em condições ambientais adversas, sendo por isso os detectores menos sensíveis.

Detectores de calor de temperatura fixa


O alarme é iniciado quando o seu material sensível ao calor é aquecido a uma temperatura específica. A temperatura ambiente na altura do alarme é consideravelmente superior, uma vez que leva tempo para o ar circundante elevar a temperatura do elemento que despoleta o alarme, sendo por isso mais adequados para os locais onde potencialmente a temperatura ambiente possa variar muito rapidamente.

Detectores termovelocimétricos


Operam quando existe uma mudança da taxa de aumento de temperatura. Este tipo de detector contém uma câmara com uma abertura calibrada. Quando o ar na câmara se expande mais rápido do que consegue sair pela abertura, os termístores (um dentro da câmara e o outro exposto ao meio ambiente) que em condições normais estão em equilíbrio, quando a temperatura do ar ambiente aumenta rapidamente, a resistência do termístor exposto varia mais rapidamente do que a do termístor encapsulado.
O alarme é desencadeado quando é atingido um dado valor pré-definido. Este tipo de detectores são mais adequados em locais onde as temperaturas ambientes são baixas ou variam lentamente.